domingo, 28 de outubro de 2007

EROSÃO ÁCIDA



Muito se tem comentado sobre a erosão ácida dentária , inclusive as diversos sinais e sintomas, entre eles a perda do brilho normal dos dentes as exposições dentinárias, sensibilidade persistente, incisivos encurtados e com relação largura comprimento desproporcional e as famosas "ilhas" de amálgama salientes à superfície oclusal, demonstrando o grau de erosão.
Diagnostiquei, algum tempo atrás, um paciente adulto com erosão dentária, que atingia os dentes anteriores superiores em suas superícies linguais e incisais e após a anamnese encaminhei o mesmo ao gastro, era portador de RGE(doença do refluxo gastro esofágico).
Curiosidades a parte, os banhos de piscina podem levar a erosão ácida? sim. E ao se
tomar uma bebida ácida, tipo coca cola e escovar os dentes de imediato ajudam a intensificar o processo abrasivo? Parece que sim, o ideal é aguardar o efeito tampão da saliva e então só depois escovar os dentes.
Esse livro apresentado aqui faz um estudo, completo sobre os diversos fatores que podem originar as erosões, tais como :
- os fatores químicos, biológicos, comportamentais, ocupacionais e esportivos, a dieta e fatores intrínsecos extrinsecos;
-As erosões dentarias em crianças etc. Enfim um estudo completo de uma série de publicações, pelo Dr. Adrian Lussi da Universidade de Berna,Suiça.
Inglês.
Dental Erosion: From Diagnosis to Therapy
S. Karger AG (Switzerland) | (May 05, 2006) | ISBN: 3805580975 | 219 pages | PDF | 1,4 Mb

2 comentários: