domingo, 30 de setembro de 2007

AJODO SETEMBRO 2007



1-Correlations of frontal lip-line canting with craniofacial morphology and muscular activity

Jin-Hyoung Cho, Eun-Jung Kim, Byeong-ChaeKim, Ki-HyunCho, Ki-HeonLee, and Hyeon-ShikHwang;

2- Osseointegration and biomechanical properties of the onplant system

Xiang Chen, Guoxin Chen, Hong He, Cong Peng, Ting Zhang, and Peter Ngan

3-Use of recorded interactive seminars in orthodontic distance education

Kenneth T.Miller, Wallace M. Hannum, Tarr lMorley, and WilliamR.Proffit;

4- Surgical correction of a Class II skeletal malocclusion associated with anterior open bite and temporomandibular joint pain

José Augusto Mendes Miguel, Julio Pedra e Cal-Neto, and Henrique Martins da Silveira

5- Temporomandibular joint alterations after correction of a unilateral posterior crossbite in a mixed-dentition patient: A computed tomography study

Robert Willer Farinazzo Vitral, Marcelo Reis Fraga,Roberto Sotto Maior Fortes de Oliveira,and Julia Cristina de Andrade Vitral;

6- Maxillary tooth transposition: Correct or accept?

Roberto Ciarlantini and BirteMelsen;

7- Effect of various curing lights on the degree of cure of orthodontic adhesives

Markus Niepraschk, Christos Rahiotis, T.Gerard Bradley, Theodore Eliades, and GeorgeEliades;

8- Squamous cell carcinoma of attached gingiva

Aaron Tolman, Laurance Jerrold, and Mark Alarbi;

9- Maxillary molar distalization with mini plates assessed on digital models: A prospective clinical trial

Marie A. Cornelis and Hugo J. De Clerck;

10- Influence of interbracket distances on the resistance to sliding of orthodontic appliances

John Q. Whitley and Robert P. Kusy;

11- Mandibular permanent first molar and incisor width as predictor of mandibular canine and premolar width

Camilo Aquino Melgaço, Mônica Tirre de Sousa Araújo, and Antônio Carlos de Oliveira Ruellas;

12- Extraction of maxillary first permanent molars in patients with Class II division 1 malocclusion

Mattijs J.P. Stalpers, Johan W. Booij, Ewald M. Bronkhorst, Anne Marie Kuijpers-Jagtman, and Christos Katsaros;

13- Dynamic smile analysis in young adults

Christopher Maulik and Ravindra Nanda;

14- The neuroanatomic basis of facial perception and variable facial discrimination ability:Implications for orthodontics

Richard S. Masella and Malcolm Meister;

15- Occupational hazards in orthodontics: Are view of risks and associated pathology

Nikolaos Pandis, Brandi D.Pandis, Vasilios Pandis, andTheodore Eliades;


11974KB





sábado, 29 de setembro de 2007

LENTES DE CONTATO DENTAIS (?)

Entre os próximos dias 11 e 13 de outubro, protéticos de todo o Brasil e de outros países estarão reunidos em São Paulo para o 10º Congresso Internacional de Técnicos em Prótese Dentária, evento bianual organizado pela Associação dos Protéticos Dentários do Estado de São Paulo (APDESP). Durante o encontro, os profissionais apresentarão algumas novidades que devem fazer sucesso nos consultórios odontológicos.

Uma dessas novidades são as lentes de contato dentais. O produto consiste em uma fina lâmina de porcelana de cerca de 0,2 mm, que é aplicada sobre a superfície do dente para recobrir dentes amarelados, com manchas ou levemente desalinhados. A vantagem deste tratamento, de acordo com a APDESP, é que, ao contrário do procedimento realizado atualmente, o dentista não precisa desgastar os dentes do paciente com brocas, preservando ao máximo suas estruturas naturais.

Veja o comparativo entre as lentes de contato dental e ocular:

Outra vantagem propagada para o produto é a resistência ao desgaste, seu aspecto mais natural e o fato de não sofrer alterações na cor com o tempo. O adesivo utilizado na aplicação também é o grande responsável pela durabilidade do produto. Segundo o Dr. Sidney Kina, é importante ter cuidados na higiene bucal e na mastigação de alimentos muito duros. Com essas precauções a durabilidade estimada do produto é de até 10 anos após a aplicação. O preço médio de cada lâmina varia de R$ 1.000,00 a 1.200,00.

Antes da aplicação das lentes

Depois da aplicação das lentes

Novos materiais para a prótese total, popularmente conhecida como “dentadura”, também são um dos destaques do Congresso. Um exemplo é a Prótese Cosmética Personalizada (PCP) que segue a filosofia de fazer com que o paciente esqueça que existe uma prótese em sua boca. A substituição da antiga “dentadura” pelo protocolo de implante, que não possui resina acrílica no palato da prótese, oferece maior naturalidade, permitindo que os pacientes passem a sentir melhor o sabor dos alimentos, recuperando a sensação do paladar ao voltar a tocar o palato com a língua. O evento também apresentará novidades com as placas para ronco e apnéia em silicone injetável.

Mais informações:
APDESP - www.apdesp.org.br

Fonte: Estética Guia

quinta-feira, 27 de setembro de 2007

ANCORAGEM ABSOLUTA - PARTE 1

SAÚDE BUCAL

Encontrei um blog português bem irreverente, com um título não muito discreto, que comenta sobre a situação da saúde bucal das crianças portuguesas. É, o 1º mundo também tem seus problemas de saúde ...

Assim vai a saúde oral dos portugueses
"Cerca de 99 por cento das crianças portuguesas têm problemas dentários, na sua maioria cáries ou falta de dentes, e apenas metade vão ao dentista, revela um estudo divulgado hoje pela Sociedade Portuguesa de Estomatologia e Medicina Dentária (SPEMD).
Quanto aos adultos, o estudo revela que apenas um por cento apresentou dentição completamente sã, sendo os principais problemas os dentes cariados e a falta de dentes"

Fonte


ANCORAGEM ABSOLUTA –Parte I

O uso de miniimplantes na ortodontia está cada vez mais difundido, a simplicidade de sua execução permite ao próprio ortodontista realizar a colocação destes miniimplantes. Existem kits em que , manualmente, com o auxílio de uma chave especial, o ortodontista faz a inserção dos miniimplantes diretamente no sitio selecionado.
Vamos iniciar este post, oferecendo a vocês um cd informativo da Neodent, bas
tante interessante para o iniciante, com as noções básicas do uso dos miniimplantes para ancoragem ortodôntica. Orthofree Blog repassa para o link. O cd está em português(27MB)(clique na foto).

Um bom artigo sobre o tema é o Ancoragem esquelética em Ortodontia com miniimplantes, que foi publicado na revista a Dental Press ,bastante didático, este é de leitura obrigatória para quem está querendo fazer no consultório; os autores Telma Martins de Araújo, Mauro Henrique Andrade Nascimento, Fábio Bezerra, Márcio Costa, da UFBA, procuram uma abordagem ampla do tema, incluindo: locais de instalação, procedimentos cirúrgicos, indicações, cuidados com a higiene e complicações mais freqüentes na utilização dos miniimplantes. Outro arquivo que acompanha o download acima é o movimentação de molares inferiores ancorados em mini-parafusos.
Nos próximos posts , vocês devem acompanhar, tentaremos explorar mais no assunto com mais novidades e artigos .


Partindo para uma abordagem mais avançada pode ser conferida neste artigo do Dr Giannely, esse cara inova sempre na biomecânica,o título o é MGBM system: new protocol for Class II non extraction treatment without cooperation, neste artigo, publicado no PROGRESS in ORTHODONTICS 2006; 8(1):130-143,onde os autores descrevem um método de tratamento da maloclusão de classe II sem a cooperação do paciente(como sempre), cuja técnica consistiu em , inicialmente converter a classe II em classe I pela distalização dos molares com molas de nitinol. A ancoragem foi fornecida por uma barra transpalatina com apoio em 1º pré-molares e conectada a dois mini parafusos inseridos no palato . Uma vez que os molares estavam posicionados corretamente , os 2 mini parafusos palatinos foram removidos e outros 2 mini parafusos foram inseridos, bilateralmente, no osso vestibular entre o 1º molar e 2º pré-molar. Estes mini parafusos serviram como ancoragem para retração de pré molares , caninos e incisivos.





sábado, 22 de setembro de 2007

A PEDIDO - ARTIGOS DR. ARNETT






Atendendo pedido, estou postando artigos do Dr. Arnett. Sua análise cefalométrica, atualmente vem sendo a preferida por muitos dos cirurgiões ortognatas.


  • Soft tissue cephalometric analysis: Diagnosis and treatment planning of dentofacial deformity - G. William Arnett - acho que é esse o arquivo que a colega pediu;
  • Facial planning for orthdoAntists and oral surgeons;
  • The treatment motivation survey: Defining patient motivation for treatment;
  • Facial keys to orthodontic diagnosis and treatment planning—part II
  • Facial keys to orthodontic diagnosis and treatment planning. Part I







Encontrei um artigo interessante da Revista Dental Press e pensei em baixá-lo para o meu computador, só que para fazer o download de um artigo único teria que pagar R$10,00... e aqui vocês tem artigos da AJO-DO e a própria revista grátis, o único pagamento é dizer um obrigado na forma de comentários.




Para os colegas que estão tendo dificuldade de baixar os arquivos para seu computador, sugiro que leiam os tutoriais que ensinam como fazê-lo, é só clicar AQUI
É muito simples e não há dificuldades, mas se o tutorial não ajudar, sem problemas podem consultar por email.



sexta-feira, 21 de setembro de 2007

SEMINARS IN ORTHODONTICS






O SEMINARS IN ORTHODONTICS é uma renomada publicação de ortodontia americana que em nosso meio é conhecida como ATUALIDADES EM ORTODONTIA, publicada pela Editorial Premier, cujo editor chefe é o P. Lionel Sadowksy e com a participação de vários nomes da ortodontia mundial, sendo o Dr. Vincent A. Kokich um dos seus principais colaboradores. A obra é dividida por sessões que tratam do envolvimento multidisciplinar da ortodontia com outras especialidades, além de aspectos outros da profissão. Enfim é uma obra de extrema importância . Vocês podem comprar este livro, vale a pena, existem , se não me engano três volumes em português;
Mais uma colaboração do colega Zeh que fez upload deste livro corresponde as edições dos anos de 1997 a 2002;
Obrigado Zeh e o Lawrence pela força! Realmente a quantidade de acessos ao Orthofree está aumentando;
Aliás vocês podem também visitar a nossa página no Orkut, lá tem os artigos do Blog, mas não deixem de vir por aqui, porque tem mais coisas...
Andam aparecendo umas mensagens de que eu tenho que arranjar mais espaço em disco e que meus 200Gb não estão sendo suficiente, minha máquina tá precisando de mais espaço, tenho um outro HD aqui para instalar, mas me falta tempo e disposição(preguiça mesmo), vou ver se neste final de semana dá pra tirar os parafusos...a gente sempre fica adiando os back ups até que um dia...acaba-se por se arrepender;
.
Mais uma vez queria pedir que o pessoal comentasse, sugerisse ou contribuísse com a gente , este espaço é de vocês, e épor demais gratificante a gente ver que o pessoal tá gostando do Blog. Como os acessos estão aumentando, podem mandar assuntos que precisem ser divulgados para a classe(não comerciais).

Por favor não sejam só sanguessugas!
comentem!




Dúvidas para baixar clique aqui.

quarta-feira, 19 de setembro de 2007

DICIONÁRIOS DE INGLÊS

Momento de humor:
Achei este vídeo muito engraçado, o repórter estava com muito medo, mas aceitou o desafio e vejam só o que aconteceu:

O post de hoje é relativo a dicionários de inglês. Os dicionários eletrônicos facilitam muito na hora da consulta a textos, quando se está trabalhando no pc, lendo ou traduzindo artigos.
O primeiro dicionário é o Dicionário Oxford Escolar Inglês/Português, é um dicionário digital que inclui os sons das palavras e a pronúncia correta, além de outros inúmeros recursos.

Baixe os arquivos em três partes:


Uma outra opção, se você já tem boa afinidade com a língua do tio Sam, ou precisa aprofundar-se mais na língua inglesa, Orthofree Blog disponibiliza o Cambridge Advanced Learner's Dictionary, pois alguns dicionários português-inglês contam com verbetes ultrapassadas, traducões dúbias ou pior, falta da verbete.
Vá direto para o melhor dicionário Inglês-Inglês do mundo, Cambridge Advanced Learner's Dictionary. Feito pro usuário avançado que tem a língua inglesa como segunda ou terceira língua e elaborado pela conceituadíssima Universidade de Cambridge.
Milhares de verbetes (incluindo palavrões e gírias), pronúncia americana e inglesa com som, exercícios, páginas de estudo, terminação dos verbos, possibilidade de gravar a sua voz pra comparar com a pronuncia do dicionários e o melhor e que dificilmente vc encontra em dicionarios portugues-ingles: milhares de phrasal verbs exemplificados pra vc aprimorar o seu inglês.
Se na gringolândia esse dicionário é barato, com certeza aqui para nós do Brasil é uma belíssima economia.
Mais detalhes:
Cambridge Advanced Learner's Dictionary Second edition
Upper-intermediate, Advanced
Ideal for FCE, CAE, CPE, BEC and IELTS preparation
A fully updated edition of the Cambridge Advanced Learner's Dictionary and CD-ROM, with new, up-to-date vocabulary (e.g. sex up, speed-dating, whiteboard), new 'mini-collocation' boxes, and new frequency information to highlight the most important words to learn.

Key Features

* NEW! 'Mini-collocation' boxes help learners use words in the most fluent and natural way.
* NEW! Frequency information highlights the most important words to learn.
* Usage notes based on the Cambridge Learner Corpus (real student mistakes from Cambridge ESOL exam papers) help students avoid common mistakes.
* Easy-to-understand definitions, and Guidewords to help you find the meaning you want – fast!
* NEW! Hundreds of interactive exercises including exam practice for IELTS, FCE, CAE, CPE and BEC.
* NEW! Extra collocation information and thousands of example sentences.
* UNIQUE! Cambridge SMART thesaurus on the CD-ROM – turns the dictionary into a thesaurus at the press of a button.
* Recordings of every word in British and American English - record your own pronunciation and play back.
* Quickfind - a mini pop-up version of the dictionary, gives you instant definitions of new vocabulary when surfing the web or reading onscreen.

Tamanho - Aproximadamente 510MB
Baixar TODAS as partes e depois descompactar o arquivo utilizando o winrar. Quando da instalação o programa vai lhe perguntar se deseja instalar o CD completo (pra não ter que rodar o programa com o CD dentro do computador). Escolha essa opção e bom proveito. Enjoy.



A pedido estou publicando o link para download da AJODO





By the way , espero os comentários. Coloque seu comentário na caixinha ao lado ou abaixo em comentários. Não deixem de participar, afinal a sua participação é o nosso incentivo maior para continuarmos postando, quanto mais o blog estiver recebendo visitas de vocês usuários, mais a gente vai está colocando novidades, bons livros, assuntos inéditos e interessantes na área de ortodontia. Aceitamos sugestões e colaboradores. Comenta ai!