quarta-feira, 30 de julho de 2008

FRENECTOMIA - vídeo

Frenectomia para auxílio ao tratamento de fechamento de diastema. Fotos e vídeo.










Baixe aqui o vídeo.

TIP EDGE - BIOMECÂNICA E CURSO

A técnica do tip-edge já foi comentada em postagens anteriores. Neste post trazemos um vídeo demonstrativo da técnica e um curso ministrado pelo próprio Dr Richard Parkhouse, autor do livro Tip Edge.

Vídeo sobre a biomecânica da técnica:





O professor Messias Rodrigues lançou livro onde faz uso dos bráquetes tip-edge em conjunto com os braquetes straight-wire , principalmente os braquetes de caninos os quais na técnica SW convencional há vários incovenientes, tais como o aprofundamento da mordida (straight-wire simplificada ). A técnica é boa e realmente funciona bem, só senti dificuladades no uso do fio australiano, inicialmente, pois a fratura é comun na hora de confecção do looping.

  • Senha nos comentários - aproveite e dê sua opinião sobre este post!

ENDODONTIA - CAMINHOS DA POLPA


Book Description
Completely updated to keep you absolutely current, this comprehensive reference remains the definitive text for practicing endodontists and general dentists. The ninth edition offers a superb new full-color design and integrates the latest evidence-based research for clinical treatments. It includes coverage of the latest devices and techniques including endodontic instrumentation, obturation, and surgical and retreatment procedures. Providing the latest in treating endodontic infections and pain, and in establishing differential diagnoses, this is a one-stop resource! --This text refers to the Hardcover edition.

Book Info
Univ. of the Pacific, San Francisco, CA. Seventh edition of a former Brandon/Hill selection on endodontics, for students and practitioners in dentistry, and for physicians treating mouth and jaw pain. This edition includes clinical applications of digital technologies. Previous edition: c1994. 39 contributors, 38 U.S.
edited by Stephen Cohen and Ritchard Burns

sixth edition
Hardcover: 768 pages
Publisher: Mosby-Year Book; 6th edition (April 1994)
Language: English
ISBN: 0801679796

terça-feira, 29 de julho de 2008

PRÓTESE FIXA


Prótese fixa - Luiz Fernando Pegoraro
(Espanhol)

Parte 1
Parte 2

APNÉIA OBSTRUTIVA DO SONO 2

Já fizemos uma postagem com um livro sobre o assunto, mas essa novo procedimento cirúrgico de tratamento da AOS (OSA em inglês) é novo, pelo menos para mim - o procedimento pilar:

Como funciona o Procedimento Pilar:

Procedimento Pillar objetiva tratar a causa mais comum de ronco e apnéia obstrutiva do sono (OSA)-o palato mole. Durante o procedimento Pillar, três minúsculos implantes de poliéster são colocados no palato mole. Com o tempo, os implantes, juntamente com os resposta tecidual fribrótica natural do organismo, adiciona o apoio estrutural para fortalecer o palato mole. Este apoio estrutural e rigidez reduz a vibração tecidual que pode causar o ronco e o colapso do tecido palatal que pode obstruir as vias aéreas superiores e causar apnéia obstrutiva do sono (OSA).


Leia mais aqui

segunda-feira, 28 de julho de 2008

PRÓTESE - REABILITAÇÃO


Conhecimentos básicos nas técnicas de enceramento progressivo, segundo Dr Schulz.
Baixe aqui

PATOLOGIA ORAL

Obra colorida, resumida e facil de manejar dirigida a todos que desejam adquirir conhecimentos práticos e sólidos acerca das enfermidades orais que afetam as regioes oral e maxilofacial. Se trata de um recurso imprescindivel para estudantes de Odontologia e profeissionais de medicina bucal, cirurgia bucal e cirurgia maxilofacial por seu enfoque concreto e prático, a boa selecao de enfermidades e síntese de conhecimientos, assim como a grande quantidade, mais de 900, e qualidade das imagens que ilustram todos os conteudos e a correlaciao de quadros clínicos com imagens de anatomia patológica.





sábado, 26 de julho de 2008

MANUAL DE ORTODONTIA /ORTOPEDIA


EM COMEMORAÇÃO AO ANIVERSÁRIO DO BLOG e a pedido de um colega, um dos mais completos manuais de ortodontia . O autor, Mozart Martins de Sousa, produziu um excelente e didático trabalho, estilo livro do Tenti(muita coisa tirada de lá, ou quase tudo), bem organizado, com ilustrações e no formato word. Funciona como um verdadeiro auxílio ao aluno de ortodontia ou ao profissional para pronta consulta.
O trabalho descreve os alicates, a confecção de aparelhos removíveis, ortopédicos etc.
Nada mais que 290 páginas. Obrigatório para o aluno de pós-graduação.


Baixe aqui






1 ANO

Clique no jornal








MARKETING


Um marketing exagerado foi esse do fio dental Glide em NY. Entre dois prédios foi colocado um porco, como se vê na foto. Não sei o que tem a ver uma coisa com a outra, mas parece que o porco faz papel do detrito entre os dentes, que neste caso seriam os edifícios(?), ou o porco é o sujeito que não usa o fio? Tem cada coisa...

quinta-feira, 24 de julho de 2008

PUBLICAÇÕES ORTODÔNTICAS MUNDIAIS - BDJ


O objetivo desta série de artigos sobre prótese do BDJ é lidar com as tendências no tratamento de desdentados totais e mudanças na percepção das modalidades de tratamento para o paciente edêntulo.Não se destina a substituir o padrão preconizado nos livros didáticos, mas sim de servir como um guia de consulta rápida no consultório.


ATLAS DE ANATOMIA

O Atlas do Sobotta é conhecido em todo o mundo pela enorme qualidade de suas ilustrações, tão minunciosas. A anatomia macroscópica do corpo humano se expõe em mais de 1,500 ilustrações. O Sobotta está direcionado para as necesidades práticas dos estudantes de medicina, médicos e dentistas e estabelece um vínculo direto com a prática clínica. Está na 21ª ed. contém 133 novas ilustrações baseadas nas preparações originais. Foram eliminados os desenhos preto e branco, atualizaram-se as ilustrações com aplicações clínicas, em conformidade com estado atual da técnica e incorporou-se esquemas sobre a sobrecarga articular. Observou-se , também a nomeclatura atual vigente(terminologia-anatômica). Não se compreende como o ortodontista pode estudar crescimento e desenvolvimento craniofacial sem uma revisão da anatomia e embriologia do complexo craniofaical. Este Atlas é o companheiro imprescindível para toda la vida profissional médico ou dentista (ortodontista).


GOOGLE - PESQUISA


Olha o que a folha on line publicou, muitas coisas já são de conhecimento de todos, mas vai aqui para o pessoal do blog:

Não é novidade para ninguém que dá para encontrar quase tudo no buscador mais popular do mundo. Mas nem todos conhecem recursos que o Google oferece em sua própria interface de pesquisa, como operações matemáticas e conversão de unidades. Veja abaixo alguns deles, selecionados pela Folha.

Lembre-se de não usar aspas em nenhuma dessas buscas –com exceção da de cinema.

Operações matemáticas

O Google é capaz de resolver desde operações matemáticas simples, como adição e subtração, até cálculos mais complicados, como logaritmos.

Existem diferentes formas de fazer a mesma conta. Vale tanto “dois mais dois” quanto “2 + 2″ ou “2 mais 2″. Outros exemplos: “raiz quadrada de 256″, “200 menos 74″, “oito vezes nove”, “900 dividido por 15″, “32 ao cubo” “logaritmo 20″ e “5!” (fatorial).

Conversão de unidades

É possível fazer diversos tipos de conversão de unidades. Eis alguns exemplos: “14 metros em pés”, “870 milhas em quilômetros”, “27,4 libras em quilogramas”, “29 graus Celsius em Fahrenheit”.

Condições climáticas

Digite “tempo Salvador” , bom ,quando eu sai de lá, na semana passada, chovia sempre no final da tarde. Para obter as condições climáticas atuais da capital baiana e previsões para os próximos três dias.

O número de cidades é bem amplo –a reportagem da Folha conseguiu encontrar informações de todos os municípios que buscou.

Horários de cinema

Se você procurar pelo nome de um filme em cartaz (como “Batman - O Cavaleiro das Trevas”), o Google mostrará, antes da lista de resultados, o título da obra, a classificação indicativa, o gênero, o idioma e um campo para que você escreva o nome da cidade de onde quer as informações.

Coloque “São Paulo”, por exemplo, e clique no botão Ver horários de exibição. Surgirá uma página com as sessões do filme em cinemas da cidade no dia atual e dos três seguintes. Não há informações, ainda, sobre muitas das cidades pesquisadas pela Folha.

Conversão de moeda

Ao usar esse recurso, leve em conta o aviso segundo o qual o Google “não garante a precisão das taxas de câmbio usadas pela calculadora”.

Mas dá para ter uma boa idéia de quanto vale uma certa quantia de dólares em reais, por exemplo (use a formulação “50 dólares em reais”).

O número de moedas disponíveis é grande –o que permite realizar conversões mais exóticas, como “284 ienes em coroas dinamarquesas”.

Folha Online

TECNOLOGIA


Quem lembra do tempo em que nos congressos de odontologia em que os porfessores traziam dezenas de carrosséis com slides para proferir suas palestras ou cursos? E os custos que tudo isso envolvia? e os projetores? - carríssimos, ainda mais que com frequência ocorria a queima das lâmpadas.
E quem pensa que os projetores multimídia atuais são o máximo, preparem-se, pois teve início a era dos miniprojetores. Cada vez menores, cabem na palma da mão e já estão sendo testados em celuláres. O designer Stefano Casanova criou um celular com o sistema Windows Mobile e projeção embutida. Para ativá-la, basta girar seu display LCD.

miniprojetores_02

Há miniprojetores de várias marcas e configurações com entradas para som e vídeo, USB (Pen-drive, Mp3), cartões de memória e outros dispositivos, onde você encaixa o cabo e vê suas fotos projetada onde quiser.

Uma das melhores formas de aproveitar os miniprojetores é em vídeo conferência ou para jogar games no celular ou em outros consoles. No site do Pico Projector, a imagem (abaixo) simula seu uso numa partida de videogame. Basta um cabo para transformar a partida de tênis virtual em uma competição mais realista.

miniprojetores_01

miniprojetores_04

Um exemplo de miniprojetor é o Samsung MBP-100 é bem atual: foi lançado no mercado sul coreano em março. Capaz de projetar imagens em até 20 polegadas (e em 10 Ansi lumens, unidade de luminosidade da projeção), funciona acoplado a um telefone celular ou MP3 player. Custa cerca de US$ 300,00. Com certeza, em breve estará sendo empregado para apresentações audio-visuais em geral. E só esperar par ver.

quarta-feira, 23 de julho de 2008

CURSO EM VIDEO - WORD


Acontece comigo também ao digitar no editor de textos, esquecer de como modificar cabeçalhos e rodapés e explorar outros recursos do word. Para evitar essa perda de tempo em ficar procurando como fazer , que tal se reciclar e ver esse curso.
Daqui para a frente, você vai dar show em texto e não vai precisar sair perguntando a ninguém como fazer! Veja como explorar ao máximo o Word com soluções profissionais! Apresentação
Introdução só para iniciantes
1. Cabeçalhos e rodapés
2. Estilos
3. Modelos
4. AutoCorreção e AutoTexto
5. Menus e barras de ferramentas
6. Tabelas
7. Imagens no documento
8. Dicionário e corretor ortográfico
9. Sumário
10. E-mail para grupos

Parte 1
Parte 2

ISOLAMENTO ABSOLUTO

Não custa nada revisar um pouco as técnicas de isolamento absoluto, já que embora simples, os procedimentos de isolamento absoluto com dique de borracha são de importância relevante em odontologia.
Portanto, esta apresentação em power point revisa os procedimentos que levarão a um isolamento absoluto com dique de borracha padrão. Suas indicações, as complicações e os casos especiais que podem surgir durante o isolamento do campo operatório.