domingo, 30 de novembro de 2008

PERIODONTIA - Practical Advanced Periodontal Surgery


Em falando em periodontia, recebi hoje esse livro do Dr Serge Dibart, professor da Universidade de Boston. O livro foi publicado a um ano atrás exatamente. O Carranza é um livro mangnífico, mas este é sensacional, principalmente pelo aspecto prático. Periodontista é obrigatório tê-lo (na cabeça), ortodontistas, protesistas e implantodontistas nao podem deixar de "digerí-lo". Na minha avaliação o autor simplifica os capítulos, mas dá o recado. Passeia pela fisiologia e metablolismo ósseo, tema que ortodontista deve conhecer muito bem( tipos de ossificaçao, estágios do remodelamento ósseo, cicatrizaçao por 1ª e segunda intenção, etc), minimplantes e mostra casos interessantes de cirurgias de distração osteogênica alveolar.
O capítulo referente a contribuição da periodontia à terapia ortodôntica, escrito pelo Dr Thomas Wilcko traz o procedimento de PAOO (Periodontally Accelerated Osteogenic Orthodontics) que basicamente consiste numa cirurgia de descorticação seguida de enxerto ósseo com antibiótico na fase do tratamento ortodôntico que resulta no seu aceleramento além de potencializar os resultados do tratamento em maior estabilidade e a longo prazo melhorias periodontais como a ausência de deiscências e fenestrações. A rapidez do tratamento parece estar ligada ao turnover ósseo que se segue após a injúria local e a descalcificação e recalcificação do alvéolo.
Não teria título mais perfeito, creio eu, para este livro que este.
  • Solicitem os links e informe a cidade onde mora. (request links ).

* Publisher: Wiley-Blackwell
* Number Of Pages: 192
* Publication Date: 2007-11-28
* ISBN-10 / ASIN: 0813809576
* ISBN-13 / EAN: 9780813809571
* Binding: Hardcover

Product Description:
Practical Advanced Periodontal Surgery offers a step-by-step guide to cutting-edge surgical techniques as well as interdisciplinary treatment approaches in periodontology. It details procedures in a practical, succinct, thorough and accessible way, profiling more complex and advanced procedures, through a user-friendly and highly visual format. By presenting an innovative approach to each treatment modality, Practical Advanced Periodontal Surgery provides predictable solutions to complex daily dental challenges.

CARRANZA - 9ªEd - 2º reupload


À pedido, novos links da 9ª ediçao deste magnífico livro de periodontia. Aproveitem.

ODONTOLOGIA VETERINÁRIA 2

  • Uma apostila básica de odontologia veterinária para quem quer ter conhecimento ou iniciar nesta prática.
  • Agradeço ao colega Hermógenes Mafra, que lá do Acre , me enviou este material.
  • Gostaria que os colegas informassem a cidade em que moram quando solicitar senhas e links. Somente 10 downloads.


quinta-feira, 20 de novembro de 2008

CID



  • * Publisher: World Health Organisation
    * Number Of Pages: 248
    * Publication Date: 1994-01-01
    * ISBN-10 / ASIN: 9241547472
    * ISBN-13 / EAN: 9789241547475
    * Binding: Paperback

    Product Description:
    This third edition of the Application of the International Classification of Diseases to Dentistry and Stomatology (ICD-DA) provides a coherent system for coding and classifying data on oral and dental disorders, particularly when electronic or mechanical means of retrieval and analysis are used. Scope of the classification includes all diseases and conditions that occur in, have manifestations in, or are associated with the oral cavity and adjacent structures.

download

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

VTO - Repostagem


Minha Colega Dra. Gabriela, lá de Portugual, gentilmente repostou o link do post sobre Visualização dos Objetivos do Tratamento. Aproveitem!!!!

Eu já agradeci a Dra. Gabriela.

Agradeçooo ao Dr MÁRIO também , pela reupagem do VTO, agora para um servidor sem limites.







segunda-feira, 17 de novembro de 2008

ODONTOLOGIA VETERINÁRIA

* Publisher: Wiley-Blackwell
* Number Of Pages: 275
* Publication Date: 2002-01-03
* ISBN-10 / ASIN: 0683304038
* ISBN-13 / EAN: 9780683304039
* Binding: Paperback

Não vai interessar a muita gente,mas por se tratar de odontologia seria interessante todos saberem que existe a odontologia veterinária. Vocês já viram algum livro sobre o tema? Conhecem alguém que pratica? Pois bem, aqui está um compêndio aplicado aos cavalos.


  • Product Description:
  • Designed for the practitioner in the field or the clinic, this quick reference manual provides medical and surgical guidance in a practical, concise manner. Procedural in its approach, this text contains many tables, charts and lists, and step-by-step procedures, diagnostic evaluation, and medical and surgical management of all dental problems in the horse.

Interessado? Solicite o link ( request link) .Veja também:

04 Cronologia Dentaria
View SlideShare presentation or Upload your own. (tags: cavalo dente)

domingo, 16 de novembro de 2008

PUBLICAÇÕES ORTODÔNTICAS MUNDIAIS


  • Na capa, os diagramas ilustram as propriedades elásticas de dobragem dos fios superelásticos, como descrito no artigo dos Drs. Sander and Roberts(ver abaixo)


JOURNAL OF CLINICAL ORTHODONTICS - outubro 2008

Nesta edição vale ler atentamente o artigo do Dr. Thomas Mullingan sobre aplicação das dobras nos fio e obtendo movimentações esperadas e o controle dos efeitos colaterais. Esse assunto esta bem explicado em número do Seminars in Orthodontics já postado no blog.

Conteúdo:
  • THE EDITOR'S CORNER -The Complexities of Partial Treatment
ROBERT G. KEIM, DDS, EDD, PHD;
  • Understanding and Applying Wire-Bracket Angles
THOMAS F. MULLIGAN, DDS, MSD;
  • A Miniscrew System with Interchangeable Abutments
BENEDICT WILMES, DDS, MSC, DIETER DRESCHER, DDS, PHD;
  • OVERVIEW - Bending Properties of Superelastic Nickel Titanium Archwires
FRANZ MARTIN SANDER, DMD, PD, CHRISTIAN SANDER, DMD, PD, W. EUGENE ROBERTS, DDS, PHD, FRANZ GUNTER SANDER, DMD;
  • Maxillary Molar Movement with a New Treatment Auxiliary and Palatal Miniscrew Anchorage
SEBASTIAN BAUMGAERTEL, DMD, MSD, FRCD ;
  • CASE REPORT - Extrusion of Fractured Teeth
TARIQ AJAZ ANSARI, BDS, AKHTER HUSAIN, MDS, ROHAN MASCARENHAS, MDS, VIVEK AMIN, MDS;
  • TECHNIQUE CLINIC - A Simple Technique for Placing Invisalign Attachments
PAUL A. ROCKE, DDS, MS;
  • Agradecimentos ao Dr. Shane Hu , Índia.( Thanks a lot Dr. Shane for this JCO issue)

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

CEFALOMETRIA



Não consegui rodar no meu WinVista, acredito que rode bem no Xp.


CONTENÇÃO E ESTABILIDADE EM ORTODONTIA


Esse livro do Dr. Ravindra Nanda e do Burstone está esgotado a sua versão em português. Comprei logo assim que saiu por aqui . É um livro que trata deste controverso tema em profundidade. Uma raridade que ainda não havia encontrado, vale apenas em ter o livro original não traduzido, notadamente agora que o mesmo está esgotado.

  • Agradecimentos ao nosso colega R.Neto pela contribuição ao nosso acervo.
  • Links a pedido (request links)

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

FRESADO - Frank Kaiser

PDF | Español-Portugues | 277 Paginas | 125 Mb


download

sábado, 8 de novembro de 2008

VTO

  • Por idéia do Dr. Mario Sergio Duarte criou-se um programinha em flash sobre VTO - Ricketts elaborou esta previsão de tratamento e Holdaway a chamou de Visualização dos Objetivos de Tratamento (VTO). O VTO permite ao ortodontista visualizar as alterações que deverão ocorrer e prescrever o tratamento necessário para que eles aconteçam. O VTO nos dá oportunidade de aproveitar os aspectos benéficos do crescimento e minimizar, na medida do possível, os seus efeitos indesejáveis.
Leia mais no livro do Langlade de Terapêuticas ortodônticas, se tiver com preguiça acesse o site do Dr Benvenga


  • Contribuição excelente da minha colega portuguesa Dra. Gabriela. Muito Obrigado.
Infelizmente o link expirou - a quem baixou o programinha, se puder upar e me enviar o link , posto aqui para outros colegas que não baixaram.

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

NOVAS TENDÊNCIAS NA ORTODONTIA



Maurício Guilherme Lenza*

Milena Moraes de Oliveira Lenza*


Que a ortodontia é uma especialidade em constante evolução todos sabemos e o blog do Orthofree é uma grande ferramenta para permitir que nós, especialistas, tenhamos acesso ao que se passa de mais atual na nossa área. Lógico que encontros e congressos também são ferramentas essenciais para permitir que nós, especialistas, tenhamos uma noção do que se passa de mais atual na nossa área. Quando estes encontros trazem palestrantes de outros lugares do mundo, isso nos permite comparar em que estado está a ortodontia que estudamos em nossos cursos de especialização, julgar a qualidade do que aprendemos e tão logo a ortodontia que praticamos em nosso consultório. Braquetes auto-ligados são a nova “coqueluche” mundial. Mais uma vez a ortodontia encara uma provação e caímos na tentação de colocarmos em prática clínica procedimentos que não são comprovados por evidências. Mas a ciência não fica para trás e nestes últimos meses vemos um “boom” de artigos sobre o assunto. Em março deste ano o Seminars in Orthodontics foi direcionada a este assunto(1). No mês passado o American Journal of Orthodontics and Dentofacial Orthopedics publicou um artigo clínico randomizado mostrando que a eficiência destes quando comparados a braquetes convencionais não apresentam diferenças significativas(2) (diferente do que prega o próprio Damon, conforme demonstrado na postagem de 18 de Agosto de 2007, aqui mesmo neste blog). Neste mês o Orthodontic & Craniofacial Research publicou uma pesquisa comparando as condições periodontais na região dos incisivos inferiores de pacientes que utilizaram braquetes auto-ligados e braquetes convencionais e também não verificaram nenhuma diferença estatisticamente significante(3). O American Journal of Orthodontics and Dentofacial Orthopedics publicou um artigo comparando a quantidade de reabsorção apical externa de pacientes tratados com braquetes auto-ligados e com braquetes convencionais e também não verificaram diferenças entre as duas técnicas(4). O Angle Orthodontist também deste mês apresenta dois artigos relacionados aos braquetes auto-ligados.(5; 6)


É impossível falar de evolução em ortodontia sem falar em ancoragem absoluta.Sobre este assunto é fácil citar referências, pois praticamente quase todos os periódicos da nossa área possuem algum trabalho sobre o assunto.
A última edição da Revista Dental Press de Ortodontia e Ortopedia Facial foi inteiramente dedicada ao assunto(7), que por sinal foi a matéria de capa do Journal of Clinical Orthodontics do mês de setembro(8). O American Journal of Orthodontics deste mês publicou quatro artigos relacionados ao assunto( 9;12), incluindo um artigo especial sobre o histórico da ancoragem absoluta(12).
Novos livros sobre este tópico estão sendo lançados (como podemos ver nas postagens dos dias 04/07; 28/08 e 03/10 neste blog) e um dos mais recentes é “TEMPORARY ANCHORAGE DEVICES IN ORTHODONTICS”(13) do Professor Nanda, ainda sem tradução para o português.
Um dos principais centros de estudo sobre este tópico é o Departamento de Ortodontia da Universidade de Aarhus, na Dinamarca, sob a supervisão da Professora Birte Melsen, que é co-autora em um dos capítulos e que já publicava sobre mini-implantes a 10 anos atrás, 14 tendo uma grande experiência sobre o assunto.
Mas, no entanto, hoje em dia é impossível pensarmos em uma ortodontia moderna sem contarmos com o auxílio da informática. Apesar de parecer um salto no futuro, a utilização de modelos digitais está cada vez mais próxima da nossa realidade, principalmente após o surgimento da Widilabs© no Brasil (novosite.widialabs.com - conforme postagem do dia 24/09/08).
A simples idéia de nos vermos livres da pilha de modelos que armazenamos em nossos consultórios já torna o assunto bastante atrativo, mas ao sabermos das facilidades e possibilidades que esta nova ferramenta nos fornece temos certeza que é realmente uma nova tendência na ortodontia, não apenas para as análises que estamos acostumados a realizar em modelos de gesso, mas principalmente para o planejamento de oclusogramas realmente tridimensionais (T3D Occlusogram – Libra Orthodonzia) e possibilitando ainda sua utilização juntamente com imagens DICOM geradas por tomógrafos, permitindo a sobreposição dos modelos digitais em tomografias.
Tomografia é outro tópico que está cada vez mais presente na ortodontia, principalmente na parte de diagnóstico. A postagem do dia 09/05/08 nos mostra onde podemos chegar com a análise cefalométrica tridimensional. Mas quando falamos em tomografia na odontologia, a utilização de tomógrafos de feixe cônico (CBCT) é obrigatória, e um artigo recente e muito bom sobre este assunto é o “FRONTIERS IN CLINICAL RESEARCH: The Use of Cone-Beam Computed Tomography in an Orthodontic Department in between Research and Daily Clinic.”15 publicado no World Journal of Orthodontics do mês passado por Paolo Cattaneo e Birte Melsen.
Como podemos perceber, a Professora Melsen está presente no que há de mais atual na ortodontia, e um conceito que ela quer mudar na nossa área é o da movimentação dentária, utilizando a visão da biologia molecular e explicando melhor os fatores realmente relacionados com a remodelação óssea. Esse assunto foi muito bem demonstrado no artigo “The Importance of Force Levels in Relation to Tooth Movement”(16) publicado no Seminars in Orthodontics em dezembro de 2007.
Porém as novas tendências na ortodontia também abordam tratamentos racionais dos pacientes, já que estes são os principais motivos de nossa constante busca por atualizações.
A “Cirurgia Ortognática de Benefício Antecipado” é um dos grandes exemplos de uma forma de tratamento onde o benefício do paciente vem em primeiro lugar. Neste protocolo de tratamento preconizado pelo professor Jorge Faber, opera-se o paciente antes mesmo de iniciar o tratamento ortodôntico propriamente dito, evitando que este precise passar por um período de descompensação antes de ser submetido à cirurgia ortognática e acredita-se que a resposta da movimentação dentária ortodôntica seja mais rápida após a cirurgia, diminuindo-se assim o tempo total do tratamento.
Claro que não podemos falar de um bom tratamento ortodôntico sem falarmos de um planejamento racional dos dentes a serem movimentados, principalmente quando falamos do tratamento ortodôntico do paciente adulto.
O sistema de força desejado, como aplicá-lo, sua ação e principalmente sua reação são critérios fundamentais para um planejamento biomecânico onde se pode prever o que irá acontecer na movimentação dentária evitando-se assim efeitos indesejáveis.
Sobre estes importantes tópicos citados acima, cabe comentarmos sobre o Encontro Internacional de Ortodontia em Goiânia
Goiânia sediará no final deste mês um encontro sobre as novas tendências na Ortodontia tanto no diagnóstico quanto no tratamento. Serão 3 dias abordando temas como braquetes auto-ligáveis, aplicação racional da biomecânica no tratamento do adulto, cirurgia ortognática de benefício antecipado, ancoragem absoluta, tomografia na ortodontia e modelos digitais ministradas pelos professores: Marcos Lenza, Maurício Sakima, Jorge Faber, Carlalberta Verna, Paolo Cattaneo, Michel Dalstra respectivamente, sendo que estes 3 últimos pertencem ao departamento de ortodontia da Universidade de Aarhus, Dinamarca, onde são parte integrante do núcleo de pesquisa da professora Birte Melsen.
Maiores informações: Liguem no telefone (62) 30951022 ou vejam o folder no site www.encontroortodontia.com.br
O encontro será nos dias 27 à 29 de novembro de 2008.

* Research Fellow
Department of Orthodontics
School of Dentistry
Faculty of Health Sciences
University of Aarhus – Denmark
e-mail: mauriciolenza@yahoo.com
milenalenza@yahoo.com.br

1 - Self-Ligating Orthodontic Brackets. Seminars in Orthodontics. March 2008 No. 1, p1-100.
2 - Scott P, DiBiase AT, Sherriff M, Cobourne MT. Alignment efficiency of Damon3 self-ligating and conventional orthodontic bracket systems: a randomized clinical trial. Am J Orthod Dentofacial Orthop. 2008 Oct;134(4):470.e1-8.
3 - Pandis N, Vlachopoulos K, Polychronopoulou A, Madianos P, Eliades T. Periodontal condition of the mandibular anterior dentition in patients with conventional and self-ligating brackets. Orthod Craniofac Res. 2008 Nov;11(4):211-5.
4 - Pandis N, Nasika M, Polychronopoulou A, Eliades T. External apical root resorption in patients treated with conventional and self-ligating brackets. Am J Orthod Dentofacial Orthop. 2008 Nov;134(5):646-651
5 - Elekdag-Turk S, Cakmak F, Isci D, Turk T. 12-month self-ligating bracket failure rate with a self-etching primer. Angle Orthod. 2008 Nov;78(6):1095-100.
6 - Pandis N, Eliades T, Partowi S, Bourauel C. Moments Generated during Simulated Rotational Correction with Self-Ligating and Conventional Brackets. Angle Orthod. 2008 Nov;78(6):1030-4.
7 - Rev. Dent. Press Ortodon. Ortop. Facial v.13 n.5 Set./out. 2008
8 - Journal of Clinical Orthodontics. v.42 n.9 Sep 2008
9 - Papadopoulos MA. Orthodontic treatment of Class II malocclusion with miniscrew implants (online extra) Am J Orthod Dentofacial Orthop. 2008 Nov;134(5): 604.e1-604.e16
10 - Yao CCJ, Lai EHH, Chang JZC, Chen I, Chen YJ. Comparison of treatment outcomes between skeletal anchorage and extraoral anchorage in adults with maxillary dentoalveolar protrusion. Am J Orthod Dentofacial Orthop. 2008 Nov;134(5): 615-624
11 - Brettin BT, Grosland NM, Qian F, Southard KA, Stuntz TD, Morgan TA, Marshall SD, Southard TE. Bicortical vs monocortical orthodontic skeletal anchorage. Am J Orthod Dentofacial Orthop. 2008 Nov;134(5): 625-635
12 - Wahl N. Orthodontics in 3 millennia. Chapter 15: Skeletal anchorage. Am J Orthod Dentofacial Orthop. 2008 Nov;134(5): 707-710
13 - Nanda R. TEMPORARY ANCHORAGE DEVICES IN ORTHODONTICS. 2008 p. 448.
14 - Costa A, Raffainl M, Melsen B. Miniscrews as orthodontic anchorage: a preliminary report. Int J Adult Orthodon Orthognath Surg. 1998;13(3):201-9.
15 - Cattaneo PM, Melsen B. The use of cone-beam computed tomography in an orthodontic department in between research and daily clinic. World J Orthod. 2008 Fall;9(3):269-82.
16 - Melsen B, Cattaneo PM, Dalstra M, Kraft DC. The Importance of Force Levels in Relation to Tooth Movement Seminars in Orthodontics Volume 13, Issue 4, December 2007 220-23





segunda-feira, 3 de novembro de 2008

XV CONGRESSO INTERNACIONAL DE ODONTOLOGIA DA BAHIA'


Fui à abertura do XV Congresso Internacional de Odontologia da Bahia, nada de novo a não ser a presença do Presidente da FDI ( que muito explicaram, mas não entendi ainda para que serve) da FDI( www.fdiworldental.org) só lembro mesmo que eles criaram uma notação dentária , ou seja uma linguagem universal para localizar determinado dente. Foi indicado um brasileiro para ser o sucessor do atual presidente, Dr. Roberto Viana que assumiara em Singapura em 02 a 05 de setembro do ano que vem. O que mudará na política de saúde bucal do Brasil e do mundo com esta mudança ? Fico torcendo que isso traga benesses para nosso povo sofrido.
Acontecerá de 02 05 de setembro de 2010 o FDI Congresso Anual Mundial de Odontologia em Salvador, Brasil.
Fui nos stands de livrarias e pude dar uma olhada nos diverso livros e lançamentos , inclusive alguns já comentados por aqui. Livros em lançamento caríssimos e algumas boas promoções. Alguns livros bem barato mesmo. Vou postar aqui depois as capas de alguns que achei interessante.
Como ortodontista , já não há se torna interessante congressos não específicos à área, mas a feira comercial é importante para ver as novidades em instrumental, materiais etc.e criar idéias

sábado, 1 de novembro de 2008

CIRURGIA CRANIOFACIAL

Product Details
pages: 424 pages
Publisher: Informa Healthcare
ISBN: 0849382106
Format: PDF
Size: 21.9 MB

  • Depois de estudar crescimento e desenvolvimento craniofacial, as bases para o entendimento das patologias que acometem o complexo craniofacial, pode-se entender melhor o tratamento destas mesmas patologias . O livro abrange correção das anomalias craniofaciais, lábio leporino e fendas palatinas, cirurgia ortognática até os traumas faciais agudos e tumores. Inclui também o uso de técnicas craniofaciais para aplicação em cirurgias estéticas. E a condução dos defeitos adquiridos e congênitos. Quem interessar solicite o link.